Este blog foi criado pela universitária Raile Cabral estudante do curso de Letras da Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns, e tem por finalidade contribuir com a disseminação de informações que combatam o preconceito linguístico, bem como, ajude a entender o fenômeno de variação da língua. Todo conteúdo aqui disponibilizado, poderá servir de uso e apoio ao trabalho de professores de Língua Portuguesa no ensino fundamental. As postagens contidas nesse blog também contribuirão para a divulgação do trabalho e pesquisa desenvolvida pela estudante no corrente ano (2016).

"A questão não é falar certo ou errado, mas saber qual forma de fala utilizar, considerando as características do contexto de comunicação, ou seja, saber adequar o registro às diferentes situações comunicativas.” (PCN 1997, p.26)

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segunda-feira, 23 de maio de 2016

Proposta de Intervenção realizada na Escola Plácido Firmino de Oliveira - 7° ano do ensino Fundamental

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - VARIAÇÃO E PRECONCEITO LINGUÍSTICO


Conteúdo

·        Variações linguísticas
·        Tipos de variação linguística
·        Níveis de variação linguística
·        Dialeto social
·        Oralidade e escrita
·        Preconceito linguístico

Os tipos de variação linguística a serem estudados são:

·        Variação geográfica ou diatópica
·        Variação social ou diastrática
·        Variação estilísticas ou diafásicas

Níveis de variação linguística

·        Nível fonológico
·        Nível morfossintático
·        Nível lexical

Dialeto social

Dialeto culto       Dialeto popular

Objetivos

·        Refletir sobre a variação da língua
·        Aprender como a língua pode variar e conhecer essas variantes.
·   Valorizar as diferenças culturais, sociais e linguísticas a partir de reflexões sobre a funcionalidade da língua.
·      Possibilitar a autonomia de uso da língua através do domínio da língua padrão, reconhecendo a língua padrão como necessária para uso em determinados contextos comunicativos.
·        Entender a importância da oralidade em sala de aula
·        Entender o que é preconceito linguístico e como combatê-lo.

Ano

7° ano

Desenvolvimento
1° Etapa

Assistir ao filme: As narrativas de Javé                                                                
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Trm-CyihYs8> Acesso em 21 de janeiro de 2016. 

Atividade

Pedir para que os alunos apresentem oralmente por meio de seminário, a ideia central do filme.
O objetivo deste trabalho encontra-se no fato do aluno conseguir entender a ideia central do texto/filme, podendo argumentar e expor sua visão e criticidade a respeito da importância das narrativas orais para a formação do patrimônio histórico da cidade (Javé),  por meio de debate em sala de aula. Dessa forma o trabalho acontece  de  uma maneira contextualizada permitindo um trabalho  reflexivo e oral com a turma.

2° Etapa

Assistir a música: Caipira de composição de Joel Marques e interpretada pela dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bNrYgM4y9zE>. Acesso em: 10 de abril de 2016.
Discutir a existência das diversas culturas que são apresentadas sob a perspectiva da mesma língua, incluindo também a reflexão acerca da linguagem apresentada.

Atividade

Em grupo de até cinco pessoas elaborar uma entrevista com perguntas orientadas pelo professor para entrevistar estrangeiros ou  turistas que estejam de estadia na cidade. 
O objetivo dessa entrevista será o de fazer com que o aluno perceba as diversas variedades linguísticas que o rodeiam e que comece a refletir sobre a língua a partir de sua variedade.

3° Etapa

Possibilitar o encontro da turma com uma grande diversidade de gêneros textuais que permitam a reflexão sobre variação linguística:  (observar alguns exemplos listados abaixo). 
1. Tirinhas de Chico Bento. Ex.: Chico Bento no Shopping. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ntXCiB0Ehfk> Acesso em: 10 de abril de 2016.

2. Os diversos tipos de assaltante.                                                        Disponível em <http://www.itatiaia.com.br/blog/jose-lino-souza-barros/os-tipos-de-assaltantes>. Acesso em 10 de abril de 2016.

3.Textos de Patativa do Assaré. (ASSARÉ, Patativa. Cante lá que eu canto cá: filosofia de um trovador nordestino. 16° ed. Petrópolis: Vozes, 2011).

4. Estudo das letras das músicas de Luiz Gonzaga

4° Etapa

Entender o que é variação linguística e quais os tipos de variação existentes.
Utilizar a cartilha Variação Linguística - Preconceito Linguístico. Disponível em <http://variacaoepreconceitolinguistico1.blogspot.com.br> Acesso em: 10 de abril de 2016.
Compreender as variações a partir do nível fonético/fonológico, morfossintático, lexical.                                                     Material utilizado: vídeos disponíveis no blog:   <http://variacaoepreconceitolinguistico1.blogspot.com.br>. Acesso em 10 de abril de 2016. 
                                                                
Atividade
Pedir para que os alunos individualmente ou em grupos de até três pessoas, produzam histórias em quadrinhos que permitam a reflexão sobre variação e preconceito linguístico.

5° Etapa

Assistir ao filme: Cine Holliúdy. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fzyfuDVhVcY> Acesso em 16 de abril de 2016.
Assistir ao vídeo: Cine Holliúdy no Jô Soares e discutir a importância do valor semântico da palavra a partir do contexto real de uso. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=aznhR7VFosI> Acesso em: 16 de março de 2016.

Atividade

Pedir para que os alunos anotem as frases das personagens da maneira que está sendo dita no texto/filme  para posterior análise.
Analisar com os alunos todas as frases anotadas e compreender em que nível esta variação encontra-se: fonético/fonológico, morfossintático e entre outros.

Atividade Final

Solicitar um texto argumentativo para que os alunos possam argumentar a respeito do que aprenderam.

REFERÊNCIAS


BRASIL, MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.

Soares. M. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 17aed. São Paulo: Ed. Ática, 2002, 95 p.
BAGNO, M. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo:  Afiliada, 2007.

BORTONI-RICARDO, S. M. Nós cheguemu na escola, e agora?: Sociolinguística e educação. São Paulo. Parábola, 2005.

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