Este blog foi criado pela universitária Raile Cabral estudante do curso de Letras da Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns, e tem por finalidade contribuir com a disseminação de informações que combatam o preconceito linguístico, bem como, ajude a entender o fenômeno de variação da língua. Todo conteúdo aqui disponibilizado, poderá servir de uso e apoio ao trabalho de professores de Língua Portuguesa no ensino fundamental. As postagens contidas nesse blog também contribuirão para a divulgação do trabalho e pesquisa desenvolvida pela estudante no corrente ano (2016).

"A questão não é falar certo ou errado, mas saber qual forma de fala utilizar, considerando as características do contexto de comunicação, ou seja, saber adequar o registro às diferentes situações comunicativas.” (PCN 1997, p.26)

Pesquisar neste blog

sábado, 18 de junho de 2016

Oralidade em foco

Dessa vez a Escola Plácido Firmino de Oliveira através do projeto de pesquisa da estudante Raile Cabral, buscou instigar a reflexão da importância da oralidade em práticas sociais e cotidianas. O resultado foi encantador e a aprendizagem significativa.

Discussão e elaboração de trabalhos 




Apresentação dos trabalhos 



Trabalhos apresentados 



A sociolinguística é encantadora e consegue articular diversos saberes com um único propósito de representar a pluralidade da língua. Por isso, terminamos esse post com poesia, vejamos: 

Pronominais

Dê-me um cigarro 
Diz a gramática 
Do professor e do aluno 
E do mulato sabido 
Mas o bom negro e o bom branco 
Da Nação Brasileira 
Dizem todos os dias
 Deixa disso camarada 
Me dá um cigarro. 
(ANDRADE, 2003, p.167) 

Vício na fala 

Para dizerem milho dizem mio 
Para melhor dizem mió 
Para pior pió 
Para telha dizem teia 
Para telhado dizem teiado 
E vão fazendo telhados.
 (ANDRADE, 2003)