Este blog foi criado pela universitária Raile Cabral estudante do curso de Letras da Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns, e tem por finalidade contribuir com a disseminação de informações que combatam o preconceito linguístico, bem como, ajude a entender o fenômeno de variação da língua. Todo conteúdo aqui disponibilizado, poderá servir de uso e apoio ao trabalho de professores de Língua Portuguesa no ensino fundamental. As postagens contidas nesse blog também contribuirão para a divulgação do trabalho e pesquisa desenvolvida pela estudante no corrente ano (2016).

"A questão não é falar certo ou errado, mas saber qual forma de fala utilizar, considerando as características do contexto de comunicação, ou seja, saber adequar o registro às diferentes situações comunicativas.” (PCN 1997, p.26)

Pesquisar neste blog

domingo, 26 de junho de 2016

INTERAGINDO COM A LINGUAGEM - ENTREVISTA

Os estudantes do sétimo ano da Escola Plácido Firmino de Oliveira realizaram entrevistas com questionamentos sobre a linguagem, o preconceito linguístico e as diferenças de uso da língua. Foram cinco grupos de estudantes e obtemos os seguintes resultados: 

ENTREVISTADOS 


Paulo Ferreira Valério, 60 anos, católico, residente em Olinda, professor de Língua Portuguesa.

Núbia Quitéria Candido, 35 anos, católica, residente em Bom Conselho, doméstica.

Cheikh, 36 anos, católico, residente em Bom Conselho (Emigrante de Senegau –Africano), vendedor de bijuterias.

Gerson da Silva Alves, 44 anos, católico, residente em Bom Conselho, secretário escolar.

Jorge Eduardo Cardoso Cavalcante, 45 anos, católico, residente em Bom Conselho, professor de Língua Portuguesa.

Quitéria da Conceição Silva, 56 anos, católica, residente em Bom Conselho, agricultora.