SEQUÊNCIA DIDÁTICA - VARIAÇÃO E PRECONCEITO LINGUÍSTICO
Conteúdo
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Variações linguísticas
·
Tipos de variação linguística
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Níveis de variação linguística
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Dialeto social
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Oralidade e escrita
·
Preconceito linguístico
Os tipos de variação
linguística a serem estudados são:
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Variação geográfica ou diatópica
·
Variação social ou diastrática
·
Variação estilísticas ou diafásicas
Níveis de variação
linguística
·
Nível fonológico
·
Nível morfossintático
·
Nível lexical
Dialeto social
Dialeto
culto Dialeto popular
Objetivos
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Refletir sobre a variação da língua
·
Aprender como a língua pode variar e conhecer
essas variantes.
· Valorizar as diferenças culturais, sociais e
linguísticas a partir de reflexões sobre a funcionalidade da língua.
· Possibilitar a autonomia de uso da língua
através do domínio da língua padrão, reconhecendo a língua padrão como
necessária para uso em determinados contextos comunicativos.
·
Entender a importância da oralidade em sala
de aula
·
Entender o que é preconceito linguístico e
como combatê-lo.
Ano
7°
ano
Desenvolvimento
1° Etapa
Assistir
ao filme: As narrativas de Javé
Atividade
Pedir
para que os alunos apresentem oralmente por meio de seminário, a ideia central
do filme.
O
objetivo deste trabalho encontra-se no fato do aluno conseguir entender a ideia
central do texto/filme, podendo argumentar e expor sua visão e criticidade a
respeito da importância das narrativas orais para a formação do patrimônio
histórico da cidade (Javé), por meio de
debate em sala de aula. Dessa forma o trabalho acontece de uma
maneira contextualizada permitindo um trabalho
reflexivo e oral com a turma.
2° Etapa
Discutir
a existência das diversas culturas que são apresentadas sob a perspectiva da
mesma língua, incluindo também a reflexão acerca da linguagem apresentada.
Atividade
Em
grupo de até cinco pessoas elaborar uma entrevista com perguntas orientadas
pelo professor para entrevistar estrangeiros ou
turistas que estejam de estadia na cidade.
O
objetivo dessa entrevista será o de fazer com que o aluno perceba as diversas
variedades linguísticas que o rodeiam e que comece a refletir sobre a língua a
partir de sua variedade.
3° Etapa
Possibilitar
o encontro da turma com uma grande diversidade de gêneros textuais que permitam
a reflexão sobre variação linguística: (observar alguns exemplos listados
abaixo).
3.Textos
de Patativa do Assaré. (ASSARÉ, Patativa. Cante lá que eu canto cá: filosofia
de um trovador nordestino. 16° ed. Petrópolis: Vozes, 2011).
4.
Estudo das letras das músicas de Luiz Gonzaga
4° Etapa
Entender
o que é variação linguística e quais os tipos de variação existentes.
Atividade
Pedir
para que os alunos individualmente ou em grupos de até três pessoas, produzam
histórias em quadrinhos que permitam a reflexão sobre variação e preconceito
linguístico.
5° Etapa
Assistir
ao vídeo: Cine Holliúdy no Jô Soares e discutir a importância do valor
semântico da palavra a partir do contexto real de uso. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=aznhR7VFosI> Acesso em: 16 de março de
2016.
Atividade
Pedir
para que os alunos anotem as frases das personagens da maneira que está sendo
dita no texto/filme para posterior
análise.
Analisar
com os alunos todas as frases anotadas e compreender em que nível esta variação
encontra-se: fonético/fonológico, morfossintático e entre outros.
Atividade Final
Solicitar
um texto argumentativo para que os alunos possam argumentar a respeito do que
aprenderam.
REFERÊNCIAS
BRASIL,
MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF,
1997.
Soares.
M. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 17aed. São Paulo: Ed. Ática,
2002, 95 p.
BAGNO,
M. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São
Paulo: Afiliada, 2007.
BORTONI-RICARDO,
S. M. Nós cheguemu na escola, e agora?: Sociolinguística e educação. São Paulo.
Parábola, 2005.